segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Calhou outro osso ao mesmo cão. Sorte?

Tal como tinha dito ontem, para hoje estava programada uma visita ao Olympic Park em Stratford. 
Como não estava comprometida com nada nem com ninguém acordei quando já tinha descansado, que é como quem diz "sem despertador". 
No entanto, como não sou rapariga de acordar tarde, eram 8h30 e despertei. 
Entre levantar, tomar banho, vestir e comer qualquer coisa passou meia hora. 

(até aqui nada de extraordinário, mas depois...)

No caminho de casa para o autocarro (cerca de 2 minutos a pé) passei por um restaurante/café com um anúncio a pedir uma empregada de mesa. olhei e continuei a andar. mas não andei muito: cinco passo, talvez. voltei para trás para confirmar e olhar bem para o local. 
fiquei indecisa: entro ou não? nem tenho aqui o meu CV, pensei. 
Mas entrei. 
Caso pedissem o CV, num minuto voltava a casa para ir buscar uma cópia.
Mas não foi. 
Perguntaram-me se podia voltar passada uma hora para "experimentar" trabalhar durante 3horas. 
Disse que sim. (pensei que o mais que podia acontecer era trabalhar mais 3 horas de borla, mas desta vez pelo menos aprendia a fazer capuccinos.)
Voltei a casa para fazer tempo e depois voltei ao restaurante. 

(tenho tanto para contar que das duas uma: ou este post fica enorme ou vai ficar alguma coisa para contar)

O restaurante é de uns turcos, mas que falam bem inglês. Têm uma empregada inglesa de 25 anos que foi quem me esteve a ajudar/ensinar. Chama-se Nicola. (O nome dos turcos não consegui decorar.)
Começou por me perguntar se sabia trabalhar com a máquina do café.
Sim, respondi eu ao mesmo tempo que pensava na única máquina de café em que tinha mexido: a que tenho em casa e que funciona com cápsulas.
Afinal de contas, mesmo que não soubesse ia aprender. eles é que não precisavam de saber...
e assim foi, rapidamente aprendi a tirar cafés (entenda-se que aqui um café não é um simples expresso, mas sim um "balde" de café com um bocadinho de leite), chás, capuccinos, chocolates quentes, batidos e mais umas quantas coisas. 
O meu maior receio era o atendimento ao público. Primeiro o menu era gigantesco (fora as inúmeras opções que podiam juntar ou retirar aos pratos já definidos),  e segundo os clientes falavam muito rápido e baixinho. 
Mas mesmo assim, hoje não houve problema porque a outra rapariga registou todos os pedidos e eu apenas observei. De qualquer forma tenho que estudar o menu. Pelo menos perceber tudo o que lá está escrito. 
(não disse antes, mas o restaurante é daqueles que serve um special breakfast com bacon, ovos, salshichas, feijões e batata frita. muito saudável, portanto. mas quanto a isso estou bem, afinal são eles que comem e não eu.)
Depois de lavar pratos e copos, tirar cafés e afins e servir às mesas, o dono do restaurante veio falar comigo. 
Perguntou-me a idade. Disse que tinha 22 anos e ele riu-se. Pensava que tinha 16, disse ele. 
Perguntou-me há quanto tempo estava cá. Disse que há 2 semanas. Ficou admirado. Falava muito bem inglês para tão pouco tempo, disse ele (e aí quem ficou admirada fui eu!)
Perguntou-me com quem tinha vindo e com quem morava. Disse que sozinha e que tinha alugado um quarto. Fez cara de espantado. 
Depois de mais umas quantas perguntas disse que era desenrascada e trabalhadora, e que por isso ia conseguir evoluir rapidamente. 
Ofereceu-me 30 libras por dia mais gorjetas e comida, para trabalhar das 9h às 18h. Ao fim de duas semanas, se tiver evoluído passa a 35 libras por dia. 
Concordei.
Por mim estava óptimo. 
Trabalho ao pé de casa, a ganhar 30 libras por dia, com alimentação e onde só posso falar inglês? 
Para mim, é perfeito. 

Foi sorte? Persistência? Mérito e competência? 
Acredito que apesar de vivermos em democracia, o nosso caminho é traçado por uma meritrocacia pouco evidente numa primeira impressão. Numa democracia "total" todos teríamos direito à mesma sorte. E não temos. A sorte procura-se, já alguém o disse. Eu procurei, e encontrei.
"Sorte a minha!" 

Às 14h, depois de almoçar, voltei para casa. 
Depois de contar a novidade à família e amigos, peguei na mala e fui passear. 
Afinal de contas ontem comprei um passe mensal de 112 libras que agora não vou precisar. 
Ao menos tenho que aproveitá-lo para passear. 

Hoje, foi um bom dia. 
Agora é descansar, porque amanhã é dia de trabalho. 


2 comentários:

  1. Atenção... isso é muito abaixo do ordenado mínimo. vi o link p o teu blogue no Facebook, e olha que se procurares na net ou no job centre vais ver que pagam bem mais do que isso. Pergunta à inglesa quanto é que ganha e vê este site. http://www.centrallondonconnexions.org.uk/Practitioners/MinimumWageandLondonLivingWageUpdate/tabid/522/language/en-GB/Default.aspx

    Sara Robalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inglesa ganha 35 libras por dia. :S
      mas eu nem tenho contrato nem nada. eles pagam-me em dinheiro ao fim da semana.
      tenho que estar atenta a isso.
      obrigado pelo aviso.

      Eliminar