quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Chance

Ontem não escrevi porque basicamente não tinha novidades.
Foi um dia calmo, sem muitos clientes e nenhuma história interessante para contar. 

Mas hoje tenho. 
Estava eu na cozinha a lavar alguma loiça dos primeiros clientes da manhã quando tenho a sensação de ouvir falar português no restaurante. Fui verificar e confirmou-se. 
As portuguesas que habitualmente vão lá beber um cappuccino e comer uma torrada estavam na mesa junto à janela.
Queria meter conversa mas estava lá dentro a lavar a loiça. Tinha que terminar aquela tarefa antes de regressar à sala. Despachei-me e tentei ficar com atenção para o caso de se levantarem para irem embora. Demoraram cerca de 5 minutos e eu ainda não tinha terminado tudo. Deixei o que estava a fazer e fui até à sala fazer "qualquer coisa". 
"qualquer coisa" servia só mesmo para dizer olá e esperar que elas me trouxessem algumas novidades sobre uma qualquer oportunidade lá na escola onde trabalham. 
Na última visita a senhora tinha-me dito que tinha falado com a professora e que era complicado porque precisava de uma série de requisitos e papelada só mesmo para entrar na escola (como por exemplo o registo criminal feito pela polícia inglesa). 
Mas mesmo assim tinha esperança que pudesse ter alguma novidade. E tinha. 
Disse-me que tinha falado directamente com a directora da escola sobre o meu "caso" e que ela tinha dito que era possível eu fazer um estágio ou ser professora assistente. Tinha que ir lá para conversar e perceber o que era realmente necessário (burocracias e papelada). 
Perguntei-lhe se era possível ir já amanhã uma vez que não vou trabalhar porque já tenho a entrevista marcada (desde que cheguei) para conseguir o meu "National Insurence Number" (Nº da Seg. Social). 
Respondeu-me que era melhor ela combinar primeiro com a directora. Disse-lhe que era melhor ser o "quanto antes" porque vou embora para Portugal daqui a duas semanas. 
- Ah, então o melhor é ser depois quando voltares. - disse-me. 
- Pois, mas eu não sei se volto.
- Então mas agora as aulas já estão a acabar. Assim é complicado. 
- Sim. Mas se for para ir para a escola eu volto. Só para trabalhar aqui (restaurante) é que possívelmente não regresso. 
Percebeu e disse que assim sendo ia tentar marcar a reunião para o mais breve possível. De qualquer forma, falou-me que precisava de um certificado qualquer (que não cheguei a perceber bem o que era porque conversámos um bocadinho à pressa) que demoraria cerca de um mês. 

Seria uma excelente oportunidade.
Mas não vou já criar grandes expectativas. 
Se acontecer, óptimo.
Se não acontecer, a experiência destes dois meses já foi muito boa. 
What will be will be. 

Como referi em cima amanhã não vou trabalhar porque vou tratar do Nº da Seg. Social. A entrevista é ás 9h50 e não deve demorar mais que uma hora, mas disse logo que não ia trabalhar o dia todo. 
Vou aproveitar para passear mais um bocadinho. 
Afinal de contas isto de sair só ao domingo é muito pouco para quem tem uma cidade como Londres para descobrir. 
Ainda não sei onde vou. 
Na altura certa escolho a direcção. 

What will be will be. 
(como sempre nesta aventura!)



Sem comentários:

Enviar um comentário